quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mapa de Sabores


A escola é, por natureza, um mundo de aprendizagens, de partilha de saberes e experiências onde se entrelaçam várias gerações assentes, cada vez mais, na diversidade sócio cultural. As diferenças manifestas numa tão grande comunidade exigem o respeito e a tolerância no trato diário entre todos, de modo a que dessa convivência, resulte um enriquecimento pessoal e coletivo.



A escola a que pertencemos inclui alunos de várias proveniências, sendo por certo a origem africana e a brasileira as que maior expressão têm, depois da portuguesa. Encontramos também alunos de origem chinesa, eslava e de vários pontos da Europa ao abrigo dos programas de intercâmbio, pelo que o nosso universo é de grande riqueza humana e cultural.
A exposição e a breve publicação que intitulámos de Mapa de Sabores, surge no âmbito do projeto EM REDE: “Todos diferentes, todos iguais: a origem da minha origem” é o produto final do trabalho desenvolvido, em duas vertentes, por alunos da nossa escola.
A primeira de entrega voluntária na biblioteca de receitas gastronómicas características dos países de origem dos alunos, a segunda um trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de História, do 8º ano de escolaridade, integrado no tema “Expansionismo Europeu” em que os discentes  deviam demonstrar a importância da troca de produtos entre os continentes europeu, asiático, africano e americano nos séculos XV, XVI e XVII nos hábitos alimentares das populações. E, para despertar o apetite foi-lhes também solicitado a apresentação de receitas típicas de alguns países, entre os quais aqueles que maior expressão têm na nossa comunidade – Cabo Verde, Angola, Brasil entre outros.
Coube, à equipa da biblioteca, reunir numa pequena publicação o produto final da pesquisa e trabalho desenvolvido pelos alunos evidenciando bem o património gastronómico de muitos dos países de origem da população escolar. A todos eles fica uma palavra de agradecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário