segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Estação do Livro 2011

Prosseguimos com a publicação de textos feitos por alunos do 9ºano, no âmbito da atividade de escrita criativa para a Estação do Livro 2011; hoje, apresentamos dois textos - "Leitura", de um aluno do 9ºF e "Mistérios da Escrita", um texto coletivo feito por três alunos do 9ºA.

Leitura


Na minha opinião, ler não é como a maioria das pessoas diz “uma fonte de prazer”, para mim, ler é sim uma fonte de conhecimento.
Um livro está repleto de informação, palavras novas e, sobretudo, ajuda-nos a escrever melhor e sem erros. Ao lermos, estamos também a alargar o nosso vocabulário. Hoje em dia, é cada vez mais importante ler.
 Por exemplo, com o novo acordo ortográfico, muitas pessoas começaram a dar erros e uma boa maneira de os evitar é ler muito.
Infelizmente, hoje em dia, já poucas pessoas têm o hábito de ler, umas por preguiça, outras por falta de tempo, outras por problemas de visão e outras até por falta de dinheiro. A leitura é uma das actividades mais importantes do dia a dia e existem várias maneiras de o fazer: em voz alta, voz baixa; e o mesmo acontece com os livros. Existe uma enorme variedade de livros, entre os quais, a poesia, os livros de aventura, terror, banda desenhada, etc.
Em suma, ler é muito importante e não deve ser substituído pela televisão ou computador.

R. Bento -  9ºF



Mistérios da Escrita


Ao longo dos anos, a escrita tem revelado mistérios na sua essência.
Desde as primeiras civilizações que o Homem tem necessidade de comunicar entre si através de alguma arte. Os primeiros caracteres, rabiscos ou desenhos foram uma espécie de código pessoal, encriptado para as outras nações ou pessoas.