quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Estação do Livro 2011

Em cumprimento do programa das atividades da Estação do Livro 2011, publicamos hoje um texto (Escrita Criativa) feito por uma aluna do 9ºC

A leitura é a base do conhecimento


Muitas pessoas não sabem ler, principalmente pessoas idosas, pois não tiveram o grande privilégio que hoje todos temos que é o de frequentar a escola.

Nós aprendemos a ler logo na primária. A partir daí, vais descobrindo cada vez mais e chega a um certo ponto que não consegues parar de ler, devido às grandes descobertas que fizeste. Já imaginaste o que era o mundo sem a leitura? Se ainda não imaginaste, explico-te. Seria horrível pois provavelmente não haveria tantas descobertas como hoje. Como é que irias saber o que aconteceu no passado? Poderiam tentar escrever, mas não saberias interpretar nem identificar nada. O Mundo não seria tão avançado como hoje.

Ler é fantástico. Quando estás a ler, parece que estás noutro mundo ou até mesmo noutra dimensão. Temos muitas variedades de livros. Vão desde os contos de terror à comédia. Quando lês uma comédia, não consegues parar de dar risadas; já quando estás a ler um livro de terror, ficas com tanto medo que só sentes os teus olhos encherem-se de água. E não nos podemos esquecer daqueles livros dramáticos e tristes devido aos quais derramamos rios de lágrimas.

Com a leitura descobres um mundo inteiro e a imaginação é quase como um filho da leitura, pois ajuda-nos a imaginar tudo o que acontece no texto. E para além de tudo isto, a leitura dá-nos lições de vida que nos tornam pessoas melhores.


Bárbara Dória, nº5, 9ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário