sexta-feira, 7 de outubro de 2011

POEMAS DE FIM DE SEMANA

Ana Paula Ribeiro Tavares nasceu a 30 de Outubro de 1952, em Huíla. Angola Iniciou os seus estudos universitários em História na Faculdade de Letras do Lubango, terminando-o em Lisboa.

Mestre em Literaturas Africanas e doutorada em Literatura, Ana Paula Tavares é, actualmente, professora na Universidade Católica de Lisboa.



RAPARIGA


Cresce comigo o boi com que me vão trocar
Amarraram-me às costas, a tábua Eylekessa
Filha de Tembo
organizo o milho

Trago nas pernas as pulseira pesadas
Dos dias que passaram...

Sou do clã do boi —

Dos meus ancestrais ficou-me a paciência
O sono profundo do deserto,

a falta de limite...

Da mistura do boi e da árvore
a efervescência
o desejo
a intranquilidade
a proximidade
do mar



Filha de Huco

Com a sua primeira esposa

Uma vaca sagrada,

concedeu-me

o favor das suas tetas úberes

Sem comentários:

Enviar um comentário