quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Escalão A

3º Prémio
                                                                    Um Conto de Natal

Era uma vez uma menina chamada Leonor que tinha dez anos. Leonor adorava o Natal: adorava ver as ruas iluminadas, adorava as músicas natalícias que se ouviam pela cidade, adorava sentir aquela agitação toda que envolvia a compra dos presentes, enfim, Leonor ficava fascinada pela época que para ela era a mais mágica do ano.
Mas nem tudo na vida são rosas e, a época do ano que tanto a fascinava e alegrava, também a entristecia. Leonor entristecia-se por saber que havia pessoas a viver na rua, ao frio, sem agasalhos nem alimentos. Tinha pena quando via crianças que choravam em frente a uma montra, pois os seus pais não lhes podiam dar aquilo que desejavam. Sofria ao imaginar muitas crianças e idosos a passar o Natal sozinhos …

A Leonor nada faltava, pois embora não tivesse irmãos, a família era enorme e tinha muitos primos. Os pais tinham um emprego estável e ganhavam bem.
Na véspera de Natal, depois da ceia, a família reuniu-se à volta da lareira e mais tarde abriram os presentes, como era tradição. Leonor estava maravilhada, sentia-se uma verdadeira princesa, desejada e amada por todos os que a rodeavam. Mas não conseguiu afastar do pensamento aqueles que, ao contrário dela, nada tinham. E decidiu contribuir para diminuir a infelicidade dos que passavam o Natal na rua, tristes e solitários…
No dia de Natal, na companhia dos pais, foi distribuir alimentos e agasalhos aos sem – abrigo que encontrou nas ruas da cidade. E ficou tão comovida com a forma como lhe agradeceram, que decidiu que, quando fosse crescida, iria trabalhar para ajudar os mais necessitados.
Naquela noite, Leonor adormeceu mais feliz, por ter contribuído para alegrar um pouco aqueles que nada têm.
Para Leonor, o melhor presente que recebeu naquele Natal foi o sorriso que viu no rosto dos sem – abrigo.

Margarida (Andreia Rodrigues - Agrupamento de Escolas de Gondifelos – V.N.Famalicão)