terça-feira, 16 de março de 2010

SEMANA DA LEITURA 2010

A B.E.J.G. inicia dia 22 de Março de 2010, A SEMANA DA LEITURA, destacando este ano A FEIRA DO LIVRO DA POESIA, para além dos habituais actos de leitura de textos e autores diversos.


As actividades serão igualmente diversificadas, a saber: FESTA DA LEITURA (dia 22 e 26 de Março), RECITAL DE POESIA (dia 23 de Março, às 15 horas, na Biblioteca); LEITURAS IMPREVISTAS XI (dia 24 de Março, durante todo o dia, em vários locais); LER + EM VÁRIOS SOTAQUES (dia 25 de Março, às 10 horas, na Biblioteca).


No RECITAL de POESIA, submetido ao tema O MAR, vão ser declamados por diversos alunos vários poemas de autores diversificados; para além da declamação, este ano o Recital conta com o apoio musical de um aluno do 11º B, Jorge Santos, com o qual contamos não só para musicar alguns poemas mas também para cantar alguns temas, a quem se juntará a Joana Santos do 11ºD.


As LEITURAS IMPREVISTAS XI este ano privilegia, novamente, John Steinbeck com a leitura integral de “A Pérola”.


LER+ EM VÁRIOS SOTAQUES para a qual foram convidados professores, funcionários, alunos e encarregados de educação oriundos de diversas regiões do país e do estrangeiro lerão o conto “A SAGA” de Sophia de Mello Breyner.


A SEMANA DA LEITURA 2010 termina no próximo dia 26 de Março. Durante a semana, várias dezenas de leitores terão lido integralmente e em vários locais textos e poemas.

No dia 26 de Março a actividade da SEMANA DA LEITURA realizar-se-á com os s idosos da Associação Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos de Corroios que farão, em conjunto com alunos da Escola, uma actividade que envolve, para além da leitura de um conto da escritora Manuela Monteiro – A Montanha da Lua – diversas actividades plásticas.


Vamos começar, então, a FESTA DA LEITURA, porque ….



…. LER É PARA JÁ!

O Livro

Baseada num conto popular mexicano, A Pérola constitui uma inesquecível parábola poética sobre as grandezas e as misérias do mundo tão contraditório em que vivemos. É, assim, a história comovente de uma pérola enorme, de como foi descoberta e de como se perdeu… levando com ela os sonhos bons e maus que representava, mas é também a história de uma família e da solidariedade especial entre uma mulher, um pobre pescador índio e o filho de ambos.

Trata-se de uma história de um pobre pescador que procura desesperadamente conseguir os meios necessários para o tratamento do filho que foi mordido por um escorpião. Encontra então uma pérola grande, lisa, com uma linda coloração, a mais perfeita do mundo. Será que este achado vai resolver os seus problemas? Não vamos desvendar o desenrolar desta história para que possa ser você, LEITOR, a seguir passo a passo através da leitura deste livro os dramas e as emoções que nele perpassam.