quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Comemorações do Centenário da República

Realizou-se ontem a anunciada palestra com o Professor Dr. Fernando Rosas incluída nas Comemorações do Centenário da República.
A sessão iniciou-se com um singelo tributo a João de Barros, insigne republicano e patrono da Escola com a leitura declamada de um texto/poema “O Canto de Prometheu” na voz do director Manuel Porfírio e de Carolina Campanela, aluna do 11º ano de escolaridade, num momento de extraordinária beleza e sentido estético. No fim, os alunos do 9ºB presentearam a plateia com uma parte de um ensaio da peça “Um Auto à República” que será exibida em data oportuna.

Durante cerca de uma hora, o Professor Fernando Rosas fez uma incursão pelos momentos mais significativos que conduziram à implantação da República, a 5 de Outubro de 1910, com a alusão a expressivas alterações no sistema político português, desde a monarquia aos nosso dias.
Com uma plateia constituída por alunos do 9º, 11º, 12º anos de escolaridade e um significativo número de docentes, o Auditório da Escola encheu-se para ver e ouvir um dos maiores comunicadores da actualidade e um dos historiadores de maior destaque no panorama cultural do nosso país, o qual nos ofereceu uma lição de História transmitida com grande entusiasmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário